MENU
Santa Maria do Herval sedia Expansão da Chama Crioula
Por Administrador
Publicado em 08/09/2025 09:32
Novidades

Santa Maria do Herval voltou-se ao simbolismo e à tradição na tarde de sábado (6): pela primeira vez, foi sede da Expansão da Chama Crioula da 30ª Região Tradicionalista, evento que abriu a Semana Farroupilha e ainda consolidou, pela primeira vez na RT, a união da centelha com o Fogo Simbólico.

A solenidade, realizada no Piquete Laço Crioulo, na Vila Kunst, reuniu tradicionalistas dos 12 municípios da região, que receberam a centelha da Chama Crioula para levar adiante a cavalgada pela cultura gaúcha.

A centelha chegou ao município no dia 19 de agosto, tornando Santa Maria do Herval ponto de guarda e distribuição da Chama Crioula — uma honra concedida pela primeira vez à cidade dentro da 30ª RT. E, ainda, no dia 20 de agosto, ocorreu ali o encontro raro entre a Chama Crioula e o Fogo Simbólico da Pátria — a segunda vez que esta união acontece no estado e a primeira dentro da 30ª Região Tradicionalista.

“A chama crioula se uniu ao fogo simbólico aqui em Santa Maria do Herval pela primeira vez nos municípios do 30º RT. É algo que nos deixa muito orgulhoso”, disse o prefeito Dilnei Capeletti. Ele lembrou ainda das adversidades enfrentadas pelos cavalarianos, que percorreram trechos com frio e chuva desde Caxias do Sul, enfatizando a resiliência e o respeito do povo gaúcho.


COMUNIDADE TRADICIONALISTA SE ORGULHA DO FEITO HISTÓRICO
Pedro Valdir Schuck, representante do Piquete Laço Crioulo, ressaltou o simbolismo e emoção do feito: “Nos sentimos orgulhosos de receber a Chama Crioula e poder ajudar aos amigos da Guarda de Honra.”

O patrão do CTG Amigos da Tradição, José Francisco destacou o quanto representa para as entidades tradicionalistas da cidade. “Dentro do nosso tradicionalismo, buscamos manter o máximo possível nossa tradição. É um orgulho para nós gaúcho, que surgiu do fogo simbólico. Meu muito obrigado à Prefeitura e aos cavalarianos.”

A Chama Crioula é símbolo máximo da tradição gaúcha, acesa em 7 de setembro de 1947, a partir de uma centelha da Pira da Pátria — um ato que representa a continuidade entre passado, identidade e cultura regional. O fato de Santa Maria do Herval unir, pela primeira vez em sua história e na 30ª RT, a Expansão da Chama Crioula com o Fogo Simbólico é uma demonstração clara de fortalecimento cultural e compromisso com as raízes farroupilhas.

Após o evento, a centelha seguiu em cavalgada para os demais municípios, cumprindo a tradição que une todo o Rio Grande do Sul por meio do fogo simbólico.

Comentários