O Rio Grande do Sul inicia a semana sob alerta devido à formação de um ciclone extratropical que pode provocar temporais nesta segunda-feira (8). A previsão é de chuva e rajadas de vento que podem chegar a até 85 km/h, segundo a Climatempo Meteorologia.
As precipitações mais intensas devem atingir a metade sul do estado, enquanto os ventos mais fortes estão previstos para o Litoral e a Serra, principalmente durante a tarde. O fenômeno é resultado de uma área de baixa pressão no Paraguai, que direciona a umidade da Amazônia para o Sul do RS.
Além da instabilidade, o ciclone deve dar origem a uma nova frente fria, derrubando as temperaturas em todas as regiões gaúchas.
Na terça-feira (9), a chuva e o vento ainda persistem, mas com menor intensidade. Já a partir de quarta-feira (10), a frente fria começa a se afastar do estado, permitindo a volta do sol.
Segundo a Climatempo, o amanhecer deve registrar temperaturas mais baixas, com possibilidade de geada em pontos da Serra. Ao longo do dia, a tendência é de elevação térmica, especialmente no Noroeste e no Oeste gaúcho.